Diabetes Tipo 2

UM NOVO OLHAR PARA A DOENÇA QUE AFETA CADA DIA MAIS PESSOAS NO BRASIL

Uma doença do século 21

O diabetes tipo 2 afeta cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil. O crescimento da doença está associado principalmente a fatores genéticos, estilo de vida sedentário e a dieta não saudável. Por ser uma doença silenciosa e não apresentar sintomas imediatos, o diabetes tipo 2 representa um sério risco para a saúde de milhares de pessoas que ainda não possuem o diagnóstico.

SINTOMAS DO DIABETES TIPO 2

Grande parte das pessoas com diabetes tipo 2 não apresenta sintomas da doença, o que as leva a crer que estão saudáveis, quando na verdade estão colocando a própria saúde em risco. Normalmente os sintomas só aparecem quando há uma grande descompensação da doença, ou seja quando o açúcar está em níveis muitíssimo elevados. Nesses casos podem aparecer sede excessiva, urina em grande quantidade sem a proporcional ingestão de líquidos, fome excessiva, perda de peso, fadiga e, visão turva, entre outros. Esses sintomas acima descrito dão ao diabetes descompensado o apelido de “Doença do P”: polidipsia (sede), poliuria (urinar muito), polifagia (comer muito), perda de peso e prostração.

FATORES DE RISCO DO DIABETES

Existem diversos fatores de risco que podem levar uma pessoa a desenvolver o diabetes tipo 2, sendo que o principal deles é a obesidade, e em particular aquela obesidade chamada visceral, onde a maior parte da gordura corporal se acumula no abdome. Quanto maior o Índice de Massa Corporal (IMC), maiores as chances de se tornar diabético. Entretanto, a maior parte dos diabéticos tem o IMC ao redor dos 30. Mas também existem outros fatores de risco: idade, sedentarismo, hipertensão, consumo excessivo de álcool e histórico familiar de diabetes tipo 2.