Tipos de Cirurgia Metabólica

Existem diversos tipos de cirurgia que podem ser realizadas em pacientes com obesidade e doença metabólica/bariátrica, entretanto, para as pessoas com indicação puramente metabólica (IMC entre 30 e 35), apenas o Bypass Gástrico e a Gastrectomia Vertical se aplicam.

Há dois mecanismos básicos de cirurgia metabólica / bariátrica:

Procedimento Restritivo
Procedimentos restritivos reduzemm a ingestão do alimento através da criação de uma pequena bolsa na parte superior do estômago.

Procedimento Disabsortivo
Procedimentos disabsortivos alteram a digestão causando deste modo, a má digestão e a absorção incompleta do alimento.

Bypass - Bypass Gástico em Y de Roux

Tipo de Procedimento - Misto (Combina Restritivo com Disabsortivo)

Descrição

• O grampeamento é utilizado para criar uma pequena bolsa na parte superior do estômago que restringe a quantidade de alimento capaz de ser consumido;
  • Uma parte do intestino delgado é desviada retardando a mistura do alimento com os sucos digestivos para evitar a absorção calórica.

• Média de 77% da perda do excesso de peso um ano após a cirurgia;
  • Os estudos mostram que após 10 a 14 anos, os pacientes mantiveram 60% da perda do excesso de peso;
  • Estudo do ano 2000 mostrou que 96% de certas co-morbidades, tais como dor nas costas, apneia do sono, aumento de pressão sanguínea, diabetes tipo 2 e de pressão diminuira ou foram curadas;
  • Em muitos casos, os pacientes relataram uma sensação de satisfação, que reduz a vontade de comer.
Riscos

Enquanto as principais cirurgias acarretam um certo nível de risco, os riscos e as considerações a seguir são específicos para esse procedimento:

• Anemia crônica devido à deficiência de vitamina B12;
  • Ocorrência de Síndrome de Dumping quando consome-se muito açúcar ou grandes quantidades de comida;
  • Dilatação da bolsa gástrica;
  • A parte desviada do estômago, duodeno e segmentos do intestino delgado não podem ser facilmente visualizadas usando Raio X ou endoscopia.

Sleeve - Gastrectomia Vertical (Sleeve Gastrectomy)

Tipo de Procedimento - Restritivo

Descrição

• O grampeamento é utilizado para criar uma gastrectomia vertical fina no estômago. O restante do estômago é removido.
  • Restringe a ingestão de alimento;
  • A digestão e a absorção são normais;
  • Não reversível;
  • Pode fazer ser revertido para um Bypass Gástrico em Y de Roux.

• Perda do excesso de peso entre 50%-80% de dois a três anos após a cirurgia;
  • Redução da Síndrome de Dumping
Riscos

• Risco de fístula ou abscesso intra-abdominal pela longa linha de sutura mecânica;
  • Lesão no pâncreas ou no fígado pelos instrumentos durante a cirurgia;
  • Embolia pulmonar ou insuficiência respiratória;
  • Aumento do risco de formação de cálculo biliar;
  • Hérnia incisional.